Recuperação e Reforço Estrutural

Entende-se por Recuperação Estrutural retorno ou volta da integridade dos elementos estruturais conferindo-se uma sobrevida à estrutura através de sua recuperação. Muitas vezes uma intervenção de recuperação é mais complexa que uma nova construção, em razão de ser necessária uma completa compatibilização do material existente quase sempre deteriorado, com o material de recuperação a ser aplicado além da dificuldade operacional de adequar-se a nova geometria a uma estrutura existente, normalmente em um imóvel em uso.

 

A evolução das tecnologias aplicadas à recuperação / reforço estrutural, e a experiência adquirida em inúmeros cases de sucesso nos últimos trinta anos, complementada por um rigoroso critério de controle de qualidade, permitiram que ao Grupo SMG Engenharia dominasse todo o processo relacionado a reforço de estruturas. Este tipo de intervenção costuma acontecer em três situações: 


1. Necessidade de aumento da capacidade de suporte da estrutura devido à alteração de uso.
2. Falhas durante a elaboração de projeto ou na execução original da obra, ou aplicação de sobrecargas excessivas que vieram a comprometer a estrutura.
3. Estruturas cujo nível de deterioração avançada inviabiliza sua recuperação, fazendo-se necessária a aplicação de reforços estruturais para resgatar sua eficiência e atender suas necessidades.

Reforço Estrutural em Vigas
Recuperação Estrutural em Pilares da Fachada
Reforço Estrutural em Fibra de Carbono
Recuperação Estrutural de Pilares